CREFITO-12 participa da X Conferência Estadual de Assistência Social

Os avanços do Sistema Único de Assistência Social e implementação de novas propostas para monitorar as ações direcionadas à política assistencial no país, foram debatidos, em Belém, durante a X Conferência Estadual de Assistência Social. O evento teve como tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016”. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12° Região (CREFITO-12) foi representado na conferência, através da Diretora-Secretária, Dra. Lucrécia Monteiro Lima.

unnamed (1)
Dra. Lucrécia Lima (Diretora-Secretária do CREFITO-12) e Dra. Vanessa Furtado (Terapeuta Ocupacional do SUAS).
unnamed (2)
Maria do Carmo – Sindicato dos Sociológos e Edson, do Sindicato dos Assistentes Sociais, juntamente com o CREFITO-12 formam a suplência do CEAS.

A participação do CREFITO-12 se deu no debate do Grupo 1, onde o tema “Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo”, foi amplamente discutido. Na ocasião, foram apresentadas propostas vindas dos municípios do Estado do Pará, e após um processo de votação, foram escolhidas propostas para a plenária final.

FTSUAS – Durante a conferência, trabalhadores e trabalhadoras do SUAS e entidades representativas das categorias reuniram-se para a aprovação da retomada do FTSUAS/PA e a aprovação da Carta de Princípios do FTSUAS/PA.

unnamed (3)
Reunião dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS e entidades representativas das categorias

O Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (FTSuas) é um Fórum estadual, permanente, de representação das trabalhadoras e dos trabalhadores em suas diversas formas de organização, entidades de trabalhadores ligadas a assistência com personalidade jurídica ou pessoas físicas trabalhadoras e trabalhadores do Suas. É um fórum de articulação e deliberação política em defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) democrático, participativo com financiamento específico e controle social, e de discussão democrática sobre questões pautadas no Fórum Nacional dos Trabalhadores do Suas e também subsidiadas por algumas pautas dos Conselho Nacional, Estadual e Municipais de Assistência Social no sentido de defender a posição do Fórum nos Conselhos de Assistência Social.

O FTSUAS/PA foi criado em 2011, na Conferência Estadual da Assistência Social. Na ocasião, o CREFITO-12, juntamente com o Conselho Regional de Psicologia e Conselho Regional de Serviço Social, participaram do processo de formação do fórum. “Nos sentimos honrados em ter participado do processo de formação do fórum em 2011 e ainda mais em poder participar da retomada do fórum  em 2015.

Compartilhe: