Crefito 14 participa de debate sobre fiscalização na I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia no Sistema de Saúde Brasileiro.

Teve início, nesta sexta-feira (25), a I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia no Sistema de Saúde Brasileiro, que acontece em Brasília, onde reúne membros dos Conselhos de todo o país para debaterem sobre a valorização social e econômica da profissão.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), Nayana Coelho, representando o presidente do Conselho, Marcelino Martins, participou de mesa-redonda com o tema “Legislação e fiscalização” e abordou a experiência da fiscalização no cenário da Sustentabilidade do Crefito 14. Na comitiva também esteve presente a agente fiscal, Gracielle Alapenha.

O encontro, promovido pelo sistema COFFITO/CREFITOs, segue até sábado, dia 26 de agosto, e visa levar a discussão de temas referentes à defesa da qualificação profissional e científica, além da remuneração dos fisioterapeutas, bem como estruturar um plano de ação intersetorial, no âmbito da graduação/pós-graduação e a política e a assistência. A Convenção também trará propostas relacionadas à implementação efetiva do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) no sistema de Saúde brasileiro.

“A mesa que trata da sustentabilidade em nossas profissões e o papel da fiscalização nesse cenário foi importante para a classe, pois discutimos a ética, legislação e a fiscalização na nossa regional, mostrando quais aspectos estão sendo mais destacados não somente na fiscalização do profissional no exercício legal da profissão, mas também no cumprimento das leis e regulamentações no que se refere à permanência dos fisioterapeutas nas UTIs”, explica Nayana Coelho, coordenadora de fiscalização do Crefito14 .

A convenção contará com uma intensa programação de debates e oficinas práticas para a construção de um plano de ação, além da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica.

Para o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, a realização dessa primeira Convenção foi de grande importância para firmar a união entre as classes e conselhos em prol de melhorias para os fisioterapeutas. “Não pude ir ao evento por motivos superiores, mas já adiantamos que nas próximas reuniões com o sistema COFFITO/CREFITOs, iremos discutir em conjunto com os demais presidentes das regionais sobre o resultado da I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia em defesa da Saúde brasileira”, acrescenta.

Compartilhe: