I Fórum de Terapia Ocupacional na Atenção ao Idoso realizado com sucesso em Belém

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12° Região (Crefito 12) realizou no último sábado, 30, o I Fórum de Terapia Ocupacional na Atenção ao Idoso. O evento reuniu mais de cem profissionais e estudantes da área da Terapia Ocupacional, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), em Belém.

Com o tema “EnvelheSER: ampliando caminhos para a atuação do Terapeuta Ocupacional na Atenção ao Idoso”, o  Fórum contou com a participação de profissionais renomados que trabalham diariamente com esta temática. Representando o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o conselheiro e terapeuta Ocupacional, Dr. Leonardo José Costa de Lima, fez a conferência de abertura, com o tema: “O envelhecimento contemporâneo e desafios para as políticas públicas e Terapia Ocupacional”.

Na opinião do terapeuta ocupacional, o evento realizado pelo CREFITO 12 é de suma importância para que se possa cada vez mais discutir a questão da formação e especialização do profissional nesta área. “A saúde do idoso já é amplamente consolidada, em termos de práticas, percebemos que é cada vez mais o número de trabalhos apresentados e de pesquisas nesta área. Quando você consegue reunir os profissionais e a academia para discutir a questão da formação e da especialização, você vai incentivar a criação dessa especialidade dentro da profissão. E isso é fantástico. O Crefito 12 está de parabéns por esta iniciativa”, afirmou.

A vice-presidente do Crefito 12, Dra Maria Severa de Vasconcelos Alcântara, também avaliou o fórum de forma positiva. “Tivemos um número muito expressivo de participantes. Isso mostra o interesse que os profissionais e estudantes têm nessa área, procuramos escolher temas pertinentes e que se aproximassem da nossa realidade. A reposta do público foi muito boa e avalio evento de forma muito positiva”, concluiu.

Para a presidente do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Vera Lopes, um dos pontos mais positivos do evento foi aproximar o CREFITO do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa. “Este fórum é de fundamental importância para que possamos nos aproximar e fechar parcerias em prol do atendimento da pessoa idosa”.

Ela aproveitou a oportunidade, para convidar os representantes do CREFITO 12 para participar da Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, que será realizada ainda este ano, em Belém.

Programação – A programação do fórum contou ainda com uma mesa redonda intitulada “Relatos de experiência da prática da Terapia Ocupacional na atenção ao idoso em diferentes contextos”, com a participação das seguintes profissionais: Dra. Rita de Cássia Gaspar, Dra. Cibele Braga, Dra. Raphaella Loureiro e Dra. Patrícia Ribenol.

Compartilhe: