Reunião de Diretores-Secretários e Diretores-Tesoureiros do Sistema COFFITO/CREFITOs amplia debate sobre gestão pública

Nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília, foram realizadas as reuniões de Diretores-Secretários e Diretores-Tesoureiros do Sistema COFFITO/CREFITOs. No primeiro dia, com programações separadas, os diretores-secretários concluíram o aperfeiçoamento em Gestão Estratégica, iniciado no último encontro. Os diretores-tesoureiros, por sua vez, tiveram uma pauta direcionada às responsabilidades financeiras do Sistema, por meio de palestras sobre Licitação e sobre Planejamento Orçamentário e Prestação de Contas, realizada pelo TCU.

No segundo dia, o evento foi unificado, oferecendo espaço para discussão de temas jurídicos relacionados ao dia a dia dos diretores, além da apresentação de projeto gráfico de material referente aos procedimentos de cobrança e recobrança de anuidades e emolumentos, tendo como base as determinações impostas pelas leis nº 6.316/1975 e nº 12.514/2011, assim como pelas resoluções do COFFITO referentes ao tema.

 

Diretores-Secretários: Planejamento Estratégico – Uma visão aplicada à administração pública

Dando continuidade ao material construído em reunião anterior, que identificava os pontos fortes e fracos do Sistema COFFITO/CREFITOs, com base no conceito SWOT – Forças, Franquezas, Oportunidades e Ameaças, o palestrante, Dr. Paulo Fraga, junto aos presentes, contextualizou a importância do planejamento e desenvolvimento de estratégias para o alcance de metas. Por meio de dinâmicas, ele também proporcionou a aplicação dos conteúdos de administração na realidade dos regionais.

 

Diretores-Tesoureiros: Planejamento orçamentário e prestação de contas

Com foco mais financeiro, o encontro dos diretores-tesoureiros promoveu a palestra do Auditor Federal de Controle Externo do TCU, Dr. Leonardo Rodrigues Albernaz. Entre os tópicos abordados estavam a função do planejamento público e as legislações referentes ao tema.

O advogado do COFFITO, Dr. Júlio Molica, na oportunidade, trouxe à discussão as leis que envolvem os processos de licitação no Brasil.

 

Lista de presença

Estiveram presentes no encontro o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda; além do diretor-secretário, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; do diretor-tesoureiro, Dr. Wilen Heil e Silva; e dos assessores jurídicos, Dr. Júlio Mollica, e Dr. Fernando Biagi da Silva.  Também compareceram os seguintes representantes dos regionais: Dra. Rosilda de Almeida Argolo, do CREFITO-1; Dra. Isis Simões Menezes, e Dr. Robson de Jesus Pavão, do CREFITO-2; Dra. Luzianne Feijó Alexandre Paiva Guimarães, e Dr. Flávio Feitosa Pessoa de Carvalho, do CREFITO-6; Dr. Renato Nickel, do CREFITO-8; Dr. José Alves Martins, do CREFITO-9; Dr. Rômulo Nolasco de Brito, do CREFITO-10; Dr. Allan Keyser de Souza Raimundo, do CREFITO-11; Dra. Lucrécia Monteiro Lima, e Dra. Labibe do Socorro Haber de Menezes, do CREFITO-12; Dra. Neusa Félix de Azevedo, e Dr. Rodrigo Luchessi Cordeiro, do CREFITO-13; Dr. Marcelino Martins, Dra. Nayana Pinheiro M. de Freitas Coelho, e Dra. Ana Flávia Machado de Carvalho, do CREFITO-14; Dra. Eunice da Encarnação G. da S. e Sousa, Dr. Fernando Cardozo Rocha, e Dra. Mônica Tanaka Paganotti, do CREFITO-15; e Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira, Dra. Márcia de Souza Rodrigues, e Dra. Letícia Fröhlich Padilha, do CREFITO-16.

FONTE: COFFITO

Compartilhe: