CREFITO-12 participa da X Conferência de Assistência Social de Belém.

O CREFITO-12, representado pela Diretora, Dra. Lucrécia Monteiro Lima, participou da X Conferência Municipal de Assistência Social de Belém nos dias 05 e 06 de julho de 2017 no Centro de Convenções Tancredo Neves – CENTUR.

Dra. Vanessa Furtado, Dra. Kátia Omura e Dra. Lucrécia Lima

A X Conferência teve como tema: Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS, tendo como eixos de discussão: 1 – A proteção Social não contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais; 2 – Gestão Democrática e Controle Social:o lugar da sociedade civil no SUAS; 3 – Acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioasistenciais; e 4 –  A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O CREFITO-12, contribuiu para com as discussões do Eixo 4 que envolveram diversas discussões tais como:  A insuficiência de CRAS para a demanda da população; importância  do acompanhamento da execução da política de Assistência Social pelo Estado e pelo Controle Social – Conselho Municipal de Assistência social; A importância da autonomia financeira dentre outras O CREFITO-12 em momento oportuno ressaltou que a garantia de direitos socioassistenciais diz respeito dentre outros ao acesso pelo usuário ao atendimento socioassistencial cuja integralidade depende da presença dos diversos profissionais dentre eles a do Terapeuta Ocupacional  seja na proteção social básica, média ou alta e que   a carência do Terapeuta Ocupacional assim como de outros profissionais compromete a garantia de forma plena ao atendimento socioassistencial. A contribuição dos demais participantes resultou em uma propositura do Grupo e aprovada na plenária final que diz respeito  a necessidade da ampliação do número de profissionais das diversas categorias como garantia da integralidade do atendimento socioassistencial  ao usuário.

Na plenária final foram apresentados os (as) delegados (as) que irão participar da Conferência  Estadual, dentre as quais a Dra. Vanessa do Socorro Serra Furtado – Terapeuta Ocupacional – Centro Dia/FUNPAPA e Dra. Kátia Omura – Terapeuta Ocupacional, ambas representantes da ABRATO/PA, na referida Conferência.

Compartilhe: