O Terapeuta Ocupacional e sua importância na Campanha Maio Amarelo

O tema desta edição é o Maio Amarelo (campanha de conscientização sobre acidentes de trânsito). E contamos com a participação da terapeuta ocupacional Dra. Ivana Monique    Corpes Castro, graduada pela Uepa e especialista em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. Atualmente é mestranda do Programa de pós-graduação em Saúde na Amazônia da UFPA, além de atuar como Preceptora Bolsista e Terapeuta Ocupacional no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Ela vai falar sobre a importância que o terapeuta ocupacional possui nesta Campanha, haja vista que, a atuação do profissional perpassa por espaços desde a UTI até a enfermaria.

Qual a importância do envolvimento dos Terapeutas Ocupacionais na Campanha do Maio   Amarelo?

Os terapeutas ocupacionais tornam- se importantes na campanha devido ao impacto que esses acidentes têm na vida ocupacional dos envolvidos, na educação em saúde e por sensibilizaram a população sobre os prejuízos que os acidentes trazem a população em idade produtiva.

Quais os principais tipos de lesões associadas à acidentes no trânsito são atendidos pelo profissional de Terapia Ocupacional no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência?

Os Terapeutas Ocupacionais com essa população atuam com as lesões ortopédicas (fraturas de Membros superiores e inferiores), lesões de pele e vasculares, traumatismos cranioencefálicos e traumas raquimedulares.

Você pode explicar como é a atuação do Terapeuta Ocupacional, dentro do hospital, com pacientes vítimas de acidentes de trânsito?

De modo geral, os Terapeutas Ocupacionais atuam na reabilitação físico funcional precoce, visando as ocupações significativas e reabilitação das atividades de vida diárias. Hoje, somos apontados como os principais agentes transformadores do processo de hospitalização e viabilizamos uma hospitalização breve, frente as contribuições para autonomia e independência dos indivíduos hospitalizados. Nossa  atuação perpassa por espaços desde a UTI até a enfermaria. Atuando, também, dentro das comissões e em apoio a gestão.

Quais as principais estratégias e/ou recursos são utilizados pelo Terapeuta Ocupacional no tratamento de pacientes vítimas de acidente de trânsito?

Seguimos o modelo da ocupação humana e nos apropriamos do cotidiano desses indivíduos,   através da análise da atividade, programa de treinamento de AvDs, estimulações cognitivas e prescrição/confecção de dispositivos assistivos. Além de promover   um cuidado humanizado.

Quais as formas de atuação do profissional no processo de Educação e Prevenção de acidentes de trânsito?

Atividades educativas com público jovem, condutores, ações conjuntas com os departamentos de trânsito e inserção em políticas de saúde dos condutores.

Espaço aberto para contribuições e comentários que achar pertinente.

Penso que nós Terapeutas Ocupacionais precisamos nos apropriar ainda mais nas abordagens de ação no trânsito, tendo em vista a epidemiologia das patologias associadas e número crescente de adultos em idade produtiva com sequelas graves. Nosso cuidado precisa iniciar na ponta, na atenção básica, nas comunidades.

Compartilhe: