Simpósio organizado pelo Crefito-12 agrada profissionais, professores e estudantes

Dra. Labibe Menezes e Dra. Maryna Kabuki, durante o III Simpósio Amazônico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

     A participação do Crefito-12 no XIX Congresso Médico Amazônico cumpriu seu papel com excelência. Essa é a avaliação da maioria dos profissionais e estudantes, que estiveram no evento. Muitas pessoas estiveram no estande compartilhado com o Coffito e participaram do III Simpósio Amazônico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (SAFTO), que juntou cerca de 150 pessoas em um dos auditórios do Hangar Centro de  Convenções.

     Na opinião do anfitrião do Congresso, o Dr. José Rufino Costa, a participação do Crefito-12 marcou bem a presença de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Esses profissionais são muito importantes na medicina, na saúde do cidadão, porque eles trabalham junto com o médico e um corpo de profissionais que nos auxiliam na promoção da saúde. E é preciso que todos se atualizem porque haverá muitas mudanças técnicas e tecnológicas nos  próximos anos na saúde”, ponderou o médico idealizador do evento.

       O III SAFTO teve como tema este ano justamente “Inovações Científicas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, e por meio desse evento a jovem terapeuta ocupacional Alanna Julie Gomes, 22, teve a oportunidade de falar sobre o MemoryLife, um aplicativo criado por ela e um grupo de colegas para orientar o tratamento de pacientes. “Esse é um espaço muito importante para que a gente possa estar falando sobre empreendedorismo, que é uma coisa que ainda tem pouco espaço na nossa área, e aqui tivemos esse espaço fundamental”, avaliou.

     Um espaço para divulgar novas práticas e técnicas terapêuticas como a Reabilitação Vestibular, que trata dos transtornos do sistema de equilíbrio dos pacientes que se queixam de tontura e de vertigem, e que foi tema da palestra da Dra. Maryana Kabuki. “Os pacientes procuram mais a área médica para tratar desses problemas porque desconhecem que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem, assim como os fonoaudiólogos, fazer esse tratamento com grande eficácia. Esse espaço é muito importante para difundir esse tratamento entre os profissionais na nossa área”, explicou.

      Na palestra de abertura do III SAFTO, o Dr. Otávio Folha falou sobre o tratamento de pessoas com deficiência física em Belém, que foi tema de seu doutorado na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. Neste trabalho ele questiona o conceito de qualidade de vida, que acaba por influenciar decisivamente o trabalho principalmente dos terapeutas ocupacionais.

      “No contexto da atenção básica de saúde e ambulatorial da reabilitação de pessoas com deficiência é muito forte a temática da qualidade de vida. No nosso trabalho nós tencionamos esse conceito, pois ele depende muito da experiência de cada pessoa e isso implica no acompanhamento terapêutico”, explicou o profissional.

     Além dessas temáticas, a Dra. Alessandra Vilanova e o Dr. Rafael Araújo, ambos fisioterapeutas, abordaram as novas tecnologias no tratamento dos pacientes na mesa intitulada “A Utilização de Tecnologias na Reabilitação”, que encerrou o Simpósio. “Muitas vezes podemos fazer muito com as tecnologias que são baratas, por isso não desaminem com as limitações que vocês possam ter e tentem inovar, pois é possível inovar com poucos recursos”, disse Rafael Araújo durante a palestra.

       Para a Dra. Sabrina Queiroz, uma das organizadoras do evento pelo Crefito-12, a participação de todos foi muito produtiva. “Penso que a escolha da temática do Congresso esse ano foi muito acertada, pois saúde, inovação e qualidade de vida, andam juntos e os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional estão trabalhando hoje fortemente nessa perspectiva. E os participantes das mesas e palestrantes fizeram uma relação muito interessante com a temática do simpósio”, concluiu Sabrina.

        Eduardo Ataíde, estudante de Terapia Ocupacional, também exprimiu de forma entusiasmada a sua participação no Congresso. “Achei que foi tudo maravilhoso. Os trabalhos  mostrados pelos professores e profissionais do Simpósio enriqueceram ainda mais a nossa formação e apontaram as tendências de mercado que vão nos orientar na nossa carreira. Valeu muito a pena a participação do Crefito-12 no evento”, afirmou.

Por  Elielton Alves (Ascom / Crefito-12).

VEJA MAIS FOTOS DO III SAFTO 

 

 

Compartilhe: