Coffito e Crefitos estarão presentes com estande no 34º Conasems, em Belém

Dra. Daniela Lobato, Conselheira do Coffito no Pará, ao lado da Dra. Patrícia Lima, e os quadros técnicos do Crefito-12 Eder Ferreira, Sabrina Queiroz e Victor Calaveiro , durante o último Congresso Médico Amazônico, após planejar a participação no 34º Conasems

 

   Acontece em Belém, de 25 a 27 de julho, o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O sistema Coffito estará presente com um estande que terá como apoio e base o Crefito-12, que também tem sede em Belém, e outros conselhos de outras regiões.

    O evento ocorrerá no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e, este ano, será marcado pela comemoração dos 30 anos do Conasems, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do País.

   É nessa importância que a presença dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tem se consolidado ao longo da história do Conasems. “Hoje o Sistema Coffito/Crefitos é responsável pelo Espaço Saúde, um espaço em que os participantes do evento podem obter informações e orientações sobre a fisioterapia, a terapia ocupacional e saúde pública em geral, além de receberem algumas práticas dos profissionais participantes”, explica a Dra. Patrícia Lima, vice-presidente do Coffito.

   O papel do Conselho Federal e Conselhos Regionais é pautar as questões de saúde aos secretários municipais e mostrar soluções para a política municipal de saúde. “Quando a Zika e a microcefalia surgiram como epidemia, foram tema no Conasems. Hoje o Coffito traz as Práticas Integrativas e Complementares em saúde, uma política pública que considera não só os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, praticando o cuidado e o autocuidado, considerando o bem-estar físico, mental e social, como fatores determinantes e condicionantes da saúde”, completa a Dra. Patrícia.

   Com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”, o evento, que acontece em ano eleitoral, contará (de acordo com a assessoria do evento), com a presença de candidatos à Presidência da República, com o objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

   O Congresso Conasems promoverá o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

Para mais informações acesse o site do evento:

http://www.conasems.org.br/congresso/

Compartilhe: