Acadêmicos de Fisioterapia aprendem sobre classificação funcional nos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins


O Crefito-12 apoiou os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets). A ação envolveu atividades práticas que permitiram aos estudantes compreenderem a atuação como classificadores funcionais e no atendimento dos paratletas.

    Classificadores funcionais são profissionais responsáveis por avaliar e categorizar atletas com deficiência para competições paradesportivas, determinando em qual classe funcional cada atleta deverá competir. A classificação toma como base a deficiência e as habilidades motoras ou funcionais que possuem. O objetivo é garantir que a competição seja justa, equilibrando as condições entre os participantes.

    Realizado nos dias 11 e 12 de setembro em Palmas, o evento contou com a participação do conselheiro do Crefito-12, Dr. Raphael Couto, que atuou como classificador funcional durante as competições, além de acadêmicos de Fisioterapia da Faculdade Unip.

     Sob a supervisão da fisioterapeuta Dra. Karla Parente, esses estudantes realizaram atendimentos aos paratletas durante as competições de atletismo, realizadas na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFTO).

     O público-alvo foram estudantes com deficiência física, motora ou visual, com idades entre 10 e 17 anos, em uma seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.

Compartilhe: