A Conferência “Avanços na Fisioterapia e Terapia Ocupacional: O que esperar do futuro das Profissões?”, promovida Crefito-12, reuniu profissionais, estudantes e autoridades. O evento contou com palestras do presidente e da vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Dr. Roberto Mattar Cepeda e Dra. Ana Carla Nogueira, respectivamente.
Realizado no Centro de Convenções da Amazônia, Hangar, em Belém no último dia 20 de janeiro, o evento serviu também a apresentar a nova gestão do Crefito-12 para o quadriênio 2024-2028. Durante a cerimônia de posse, a nova diretoria expressou gratidão pela confiança depositada no colegiado pelos profissionais dos estados do Amapá, Pará e Tocantins.
A Dra. Elineth Braga Valente, que esteve à frente do Conselho nos últimos quatro anos e permanecerá até 2028 graças à confiança depositada pela maioria dos profissionais, falou sobre o desafio de estar à frente do Crefito-12.
“Na primeira gestão, enfrentamos o desafio de reformar, solidificar e reorganizar administrativamente o Conselho. Paralelamente, iniciamos um processo de valorização e capacitação profissional, estabelecendo metas e cumprindo-as. Nesta nova gestão, pretendemos aprimorar ainda mais esses aspectos e continuar mais presentes juntos aos nossos profissionais”, disse ela.
Por sua vez, o vice-presidente do Crefito-12, Dr. Éden Ferreira, afirmou a nossa gestão chega com uma proposta inovadora. “Estamos mais amadurecidos e preparados. É uma situação diferente, porque na gestão anterior tivemos dois anos de pandemia que limitaram muito os trabalhos. Mesmo assim, conseguimos atender todas as solicitações. Estamos muito empenhados e engajados com esse novo mandato”, afirmou.
Durante o evento, o Dr. Roberto Mattar Cepeda enfatizou o papel essencial da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, especialmente durante a pandemia. Ele destacou que ambas as profissões foram reconhecidas como essenciais pelo Ministério da Saúde. “Já conquistamos muitas coisas nos últimos anos e muito ainda há de vir. Nosso futuro é brilhante”, disse.
Dr. Cepeda mencionou a ampliação das possibilidades de atuação dos fisioterapeutas, que agora podem trabalhar com substâncias injetáveis, como na ozonioterapia e no uso da toxina botulínica, em procedimentos de reabilitação muscular e tecidual. Essa expansão de competências reflete a constante evolução das profissões para atender às demandas da sociedade em constante transformação.
O presidente do Coffito também destacou a importância do envelhecimento da população e o consequente aumento da busca por cuidados de saúde. “A população está envelhecendo e as pessoas estão se cuidando. A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são profissões que acompanham a longevidade, desde o nascimento até a fase idosa”, pontuou.
Na sequência, a Dra. Ana Carla Nogueira, vice-presidente do Coffito, ressaltou os progressos nas áreas de atuação e especialidades reconhecidas pelo Conselho. Falou sobre a inserção em políticas públicas e a ampliação da visibilidade das profissões. “Para que possamos crescer mais, é preciso ampliar o número de profissionais no país, o já vem sendo feito pelo Crefito-12 e pelo Sistema Coffito/Crefitos”, afirmou.
Durante o evento, foram empossados os conselheiros efetivos que comporão a nova gestão do Crefito-12, dentre eles Dra. Elineth Braga Valente, Dr. Éden Ferreira, Dra. Clévia Dantas, Dr. Lívio Falcão, Dr. José Maria Furtado Júnior, Dr. Rafael Morais, Dra. Danusa Batista, Dr. Sandro Adrian e Dra. Maryana Kabuki. Os conselheiros suplentes também foram anunciados, incluindo nomes como Dr. Raphael Couto, Dr. Artur Marques, Dra. Sabrina Sousa, Dra. Francinete Braga, Dra. Marcia Morais, Dr. Glaucielho Cardoso, Dr. Diego Castro, Dr. Yan Aquino e Dr. Alysson Melo.