Choosing Wisley Brasil pesquisa melhores ações em Fisioterapia

   Pesquisadores brasileiros do grupo Choosing Wisely Brasil estão desenvolvendo uma pesquisa para identificar tratamentos de saúde com eficácia comprovada, baseadas em evidências, que encorajem pacientes e fisioterapeutas a tomarem decisões mais sábias e, desta forma, melhorem os resultados clínicos e tratamentos.

    O objetivo é poupar tempo e dinheiro dos profissionais de saúde e dos insvestimentos governamentais com práticas de resultados não comprovados pela ciência, além de evitar o que se chama ovetreatment (excesso de tratamento).

     Liderado pelos fisioterapeutas Dr. Felipe Reis, Dr. Ney Meziat e Dr. Renato Soares, o Coosing Wisely Brasil na Fisioterapia iniciou este ano a pesquisa, com o desenvolvimento de uma metodologia de construção de boas informações em recomendações no campo da Fisioterapia para tratamento de disfunções musculoesqueleticas.

    Os objetivos do projeto são desenvolver listas de ações com recomendações sobre testes e tratamentos mais eficazes e de baixo custo, a fim de se evitar o overtreatment, pautadas por apoio de provas. Em seguida, divulgar para profissionais da área da saúde e usuários tais recomendações.

    Na primeira etapa, foram convidados clínicos e pesquisadores de todos as regiões do Brasil para que fossem construídas recomendações com justificativas pautadas em boas evidências. Em seguida, os responsáveis pelo projeto revisaram todas as recomendações e selecionaram oito delas. Agora, o projeto encontra-se na fase de votação dessas ações entre os pares.

     Os pesquisadores pedem que os fisioterapeutas respondam a um questionário para que seja realizado um novo filtro sobre as melhores informações. Após esta ação, selecionar-se-ão as melhores recomendações e em seguida será iniciado um processo de divulgação em massa para profissionais e público em geral.

      Clique no link abaixo para acessar o questionário.

Pesquisa Choosing Wisely Brasil. 

Compartilhe: