Colaboradoras do Crefito-12 têm palestra sobre saúde da mulher.

As colaboradoras do Crefito-12 tiveram a oportunidade, neste dia 8 de março, de adquirir conhecimentos importantes sobre a saúde da mulher. Durante uma hora e meia elas largaram suas funções, que foram assumidas na parte de atendimento ao público pelos trabalhadores homens do Conselho, e assistiram a uma palestra com a fisioterapeuta Cibele Câmara, conselheira e especialista em saúde da mulher.

Durante a palestra, que contou com a participação de 15 servidoras, ela explicou os motivos que levam ao enfraquecimento do assoalho pélvico – grupo de músculos responsáveis pela sustentação de órgãos, entre outras atividades do corpo humano, inclusive o sexo.

Com a idade as mulheres vão perdendo a força dessa musculatura e podem desenvolver problemas como a perda de urina, incontinências e precariedade da atividade sexual.  Câmara ensinou exercícios práticos para o funcionamento desse grupo de músculos que formam o chamado assoalho pélvico.

“Elas tiveram uma boa aceitação e interagiram bem. Nenhuma delas trabalhava o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Mas daqui em diante acredito que elas terão outra visão a cerca desse assunto”, explicou a Dra. Cibele Câmara.

Para a telefonista Shirley Araújo, 48, a palestra foi uma inovação do Crefito-12 que teve muito impacto na sua vivência. “A mulher cuida dos filhos, cuida do marido e acaba esquecendo de cuidar de si mesma. As informações repassadas pela Dra. Cibele foram muito esclarecedoras para mim”, contou.

Para a jovem assistente administrativa Kiane Cardoso de Sousa, 21, a palestra relevou não apenas técnicas para a atividade sexual como dicas importantes para a saúde da mulher em sua trajetória de crescimento e envelhecimento.  “Foi importante saber das coisas, de como pode se comportar nosso corpo durante as diferentes fases da nossa vida”, revelou.

Por sua vez, a fisioterapeuta Fernanda Barros, 32, fiscal do Crefito 12, ressaltou a importância de tratar de tais assuntos no ambiente do trabalho. “Há muito tabu em relação a esses assuntos e a mulher acaba não tomando certos cuidados com sua saúde por falta de informação”, finalizou.

Acolhimento – Durante a manhã e a tarde as conselheiras Lilian Rose e Leonilde Oliveira, ambas professoras, trouxeram alunos para realizarem o acolhimento de mulheres que visitaram o Conselho.  A fisioterapeuta Alessandra Beker, que trabalha no Hospital Pronto-Socorro Municipal, foi surpreendida com a ação.

“É importante tanto para as mulheres do Conselho quanto para os alunos, pois eles precisam tomar contato com a realidade da nossa profissão”, frisou Beker.

Maria Victoria Nogueira Fontes, Thaina Gomes Ferreira, Marco Antonio Franco Garrido Jr e Murilo Eduardo, pela Unama; e Welliton Werveson Pereira de Souza e Lucas Meirelles Matos, pela Uepa, foram os alunos que participaram da atividade. Eles receberam certificados pela participação.

“Achei a atividade muito importante porque eu ainda não conhecia o Crefito. Nós tivemos a oportunidade de conhecer as instalações e saber como funcionam os departamentos”, contou Marco Antonio Jr.

Ascom / Crefito-12

Compartilhe: