O Crefito-12 participou e apoiou o evento “Jornalismo na Construção da Saúde Para Todos”, realizado semana passada na capital do Tocantins. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Tocantins em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjorto).
O evento contou com um painel onde o Dr. Neilton Oliveira, coordenador do PPGCS, defendeu a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e falou da importância do jornalismo para a disseminação da informação correta sobre a saúde. “O melhor modelo para a saúde da população é o modelo da integralidade, mas a mídia vende a ideia de uma saúde especialista”, explicou.
Para o Dr. Neilton, a manutenção de uma saúde de qualidade é uma luta que tem que ser travada diariamente. “A gente não vai ganhar essa luta se não ganharmos a sociedade para nós, e não vamos ganhar a sociedade se não ganharmos a comunicação”, afirmou.
Juntamente com o coordenador do PPGCS, a jornalista Aldenes Lima, diretora da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES-TO) traçou um perfil comunicacional da saúde no estado.
“Foi uma oportunidade para os acadêmicos entenderem o que faz uma assessoria de comunicação e junto com os jornalistas que já atuam nas redações, conhecerem um pouco mais do SUS, e alinharmos um olhar mais responsável e humano nas divulgações das ações relacionadas ao tema”, avaliou.
O evento contou com apoio do Crefito-12 e a presença do Conselheiro no estado, Dr. Sandro Adrian; do delegado em Palmas, Dr. Raphael Couto; e do assessor de comunicação do Conselho, Elielton Alves. Também estiveram presentes estudantes e docentes de jornalismo, além da presidente do Sindjorto, Alessandra Barcelar, e o presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto), Carlos Augusto Melo de Oliveira.
O evento ocorreu no dia 14 de abril na sede do Sebrae em Palmas e a organização do evento foi de Camylle Faria com apoio de Leidiane Lima.