Crefito-12 apura denúncia de exercício ilegal da profissão em Roraima

A fiscalização do Crefito-12 atuou em Roraima em cima de denúncias anônimas da população local

  O Departamento de Fiscalização do Crefito-12 realizou ação na capital do Estado de Roraima, Boa Vista. A equipe foi formada pelas agentes fiscais Nathalia Gomes e Fernanda Souza, que se deslocaram de Belém para Manaus e depois para a capital roraimense. A delegada do Conselho para os estados do Amazonas e Roraima, a Dra. Ana Claudia Rolim, coordenou a equipe.

  Um total de dez estabelecimentos foram fiscalizados, a maioria deles clínicas e consultórios privados. A ação focou nessas categorias porque a última fiscalização no estado abordou a maioria dos hospitais e unidades de saúde públicas.

  O Crefito-12 registrou ocorrências de profissionais inadimplentes e clínicas sem registro. Mas a ocorrência mais grave foi uma denúncia anônima, feita por meio do nosso canal de Ouvidoria, de exercício ilegal de profissão.

  A ocorrência aconteceu em uma das maiores clínicas de Fisioterapia da cidade e foi constatada pela equipe do Crefito-12 que registrou em relatório e encaminhou denúncia formal com provas para a polícia civil daquele estado e outras autoridades competentes.

  Os demais casos e demais profissionais receberam os fiscais com cordialidade e trataram de tirar dúvidas e encaminhar pendências. “A fiscalização tem efeito didático e preventivo, mas também se faz necessária uma atuação forte quando atos ilegais exigem a nossa presença”, disse a Dra. Elineth Braga Valente, presidente do Crefito-12.

  A Dra. Elineth reafirmou que o Conselho, mesmo com a grande extensão de sua circunscrição, vai ampliar cada vez mais a sua cobertura na região. “Nós sabemos, porém, que os casos irregulares são minoria e a nossa ação educativa há de sanear esses problemas cada vez mais rápido”, afirmou.

  De modo geral, a equipe foi muito bem recebida pelos profissionais, que manifestaram positiva a ação educativa do Conselho.

Compartilhe: