Crefito-12 credencia ligas acadêmicas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

19 ligas acadêmicas receberam certificados de credenciamento durante a cerimônia

    A cerimônia de credenciamento ocorreu no auditório do Edifício Rogélio Fernandez, em Belém (PA). No evento, os certificados foram entregues aos representantes das ligas pelas mãos da Dra. Elineth Braga, presidente do Conselho.

    Na mesa da cerimônia estavam, além da presidente, as representantes das comissões de educação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Dra. Maryana Kabuki e Dra. Kátia Maki Omura, respectivamente, e o Dr. Eden Ferreira, vice-presidente do Crefito-12. Todos fizeram falas sobre a importância do evento e incentivaram o trabalho das ligas.

    Representando os estudantes, três presidentes de ligas acadêmicas discursaram. Um deles foi Vinícius Rocha, acadêmico do Centro Universitário Uninassau Belém. Ele foi um dos mentores da ideia de juntar Conselho e ligas acadêmicas. “Essa iniciativa busca, principalmente, a integração e a união entre os profissionais. A partir de agora os acadêmicos, que futuramente serão profissionais, terão um outro olhar sobre a profissão. Nós vamos participar de congressos e eventos do Crefito-12 e vamos apoiar também as ações do Conselho”, explicou.

    Ele, que é representante da Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato Ortopédica (Lafto), disse que a parceria começou ainda no ano passado com a I Caminhada dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, promovida pelo Crefito-12 e apoiada pelas ligas. “A intenção é fortalecer e levantar a categoria no estado”, afirmou.

    Jennyfer Lima, aluna de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), também pontuou a cerimônia de credenciamento como um momento histórico. Ela assumiu a presidência da Liga Acadêmica de Fisioterapia Pélvica e Mamária (Lafipem) há quatro meses e disse acreditar que o Crefito-12 pode ajudar bastante nos estudos que a liga realiza.

    “A Dra. Elineth já ajudou a gente falando sobre uma palestra online e curso que vai ter sobre atendimento nas maternidades em parceria com a Abrafism. Eles podem ajudar justamente porque essa área está cada vez mais em ascensão”, afirmou ela.

    Muitas ligas estavam com as atividades paradas em razão, principalmente, da pandemia, mas viram na cerimônia uma oportunidade e um incentivo para a retomada das ações. É o caso da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Educação (Latoed), que foi reativada há dois meses.

   Elane Serrão, que faz parte da Latoed e da Liga de Terapia Ocupacional em Gerontologia (Latoge), ressaltou a importância do momento para a valorização das ligas. “Para mostrar que a liga está voltando, para mostrar nas redes sociais que nós estamos presentes, que nós vamos ser potência dentro da Universidade e para acrescentar nas nossas experiências dentro da liga”, disse.

    Ligas acadêmicas são entidades criadas no ambiente universitário que fomentam estudos mais aprofundados sobre algum tema que faça parte da área do curso. Para Elane, a liga é uma forma dos estudantes participarem de forma ativa da construção de conhecimento. “ É muito importante para a gente na construção do nosso conhecimento, do nosso currículo. E também para a experiência como profissional, como pessoa”, concluiu.

    Confira momentos da cerimônia na galeria abaixo:

Compartilhe: