Crefito-12 desenvolve comunicação assertiva no ambiente de trabalho

   Servidores e estagiários do Crefito-12 participaram de um treinamento com o tema “Comunicação Assertiva: facilitando o diálogo no cotidiano profissional”, ministrado pela terapeuta ocupacional Dra. Amanda Corrêa Pires, especialista em saúde mental.

  A palestra teve como objetivo melhorar a comunicação entre os profissionais, evitando práticas de comunicação violenta e facilitando o diálogo no ambiente de trabalho. Durante o treinamento, foram abordadas estratégias de comunicação assertiva, visando aprimorar o relacionamento interpessoal e o fluxo de informações no ambiente profissional.

  O treinamento ocorreu no dia 1 de outubro, na sede do Crefito-12 em Belém. Além dos servidores da sede, foi possível a participação também dos servidores das delegacias de Macapá (AP) e Palmas (TO) de forma remota por meio da internet. Também participou do evento a assistente administrativa Ingra Grasiela, representante do Crefito-20 (RR e AM), que estava realizando um treinamento no Crefito-12.

  A Dra. Amanda enfatizou que treinar a comunicação no ambiente de trabalho promove a redução de conflitos e melhora as relações interpessoais. “Um diálogo saudável, com uma comunicação assertiva, ajuda a horizontalizar as informações, tornando a comunicação mais objetiva e aumentando a produtividade e a autoconfiança dos trabalhadores”, afirmou.

  O treinamento incluiu exercícios práticos nos quais foram desenvolvidas formas de comunicação para situações do cotidiano profissional, além de técnicas de comunicação não violenta. “Um diálogo saudável, com uma comunicação assertiva, ajuda a horizontalizar as informações”, explicou Dra. Amanda.

  A diretora secretária, Dra. Clévia Dantas, ressaltou que este tipo de treinamento faz parte de um plano de ação para a implantação da Gestão Estratégica de Pessoas no Crefito-12, que, além dos treinamentos, incluirá outras ações em prol da valorização dos servidores e colaboradores. O plano visa não apenas qualificar os serviços oferecidos aos profissionais, mas também engajar os servidores de forma mais construtiva e produtiva.

  Ela destacou que um profissional engajado opera de maneira mais eficiente e também contribui diretamente para o atendimento de qualidade esperado pelos profissionais que buscam os serviços do Conselho. “O engajamento dos servidores com as metas da instituição resulta em maior produtividade e em uma conexão mais forte entre os colaboradores e a instituição, beneficiando diretamente os profissionais atendidos”, comentou.

   A coordenadora da Secretaria do Crefito-12, Patrícia Santos, destacou a importância de um ambiente de trabalho saudável, afirmando que a comunicação assertiva é uma ferramenta essencial. Ela comentou que, para manter um ambiente colaborativo, é fundamental estar atento às situações de desconforto. “Evitar mal-entendidos contribui para um ambiente mais colaborativo”, ressaltou Patrícia

Compartilhe: