Crefito-12 e Sinfito denunciam cancelamento de escalas em Unidades no Amapá

 

    O Crefito-12 e o Sinfito- Ap denunciaram-na última sexta, dia 1 de setembro, ao Ministério Público do Amapá o cancelamento de escalas de fisioterapeutas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Norte de Macapá. A promotora de Justiça Dra. Fabia Nilce recebeu a denúncia.

    O MP-AP encaminhou solicitação à Secretaria Municipal de Saúde para que se justifique e corrija o cancelamento dos plantões. O Conselho recebeu a denúncia e foi até o local juntamente com o Sindicato dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, constatando a irregularidade. O Crefito-12 foi representado nessa ação pela delegada do Amapá, Dra. Lena Madeira, e a agente fiscal Dra. Jamile Pereira. O Sinfito-Ap foi representado pelo presidente Jim Davis Rocha e o diretor Jorge Artur de Oliveira.

   É obrigatório que toda Unidade de Pronto Atendimento conte com, no mínimo, um fisioterapeuta nos turnos matutino, vespertino e noturno. É o que dispõe a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n˚ 07/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Resolução 509/ 2019 do Coffito.

Compartilhe: