O Crefito-12 realizou uma ação fiscalizatória educativa na capital de Roraima, Boa Vista. A ação ocorreu do dia 28 de setembro até o dia 02 de outubro. Agentes fiscais e a delegada da delegacia de Manaus, Ana Claudia Rolim, visitaram nove unidades de saúde.
A proposta do ato fiscalizatório foi de entender as necessidades e dificuldades dos profissionais no Estado, a fim de aproximar o Conselho das categorias para melhor atendê-los.
Na ocasião, os representantes do Crefito-12 também se reuniram com membros do Sindicato de Fisioterapeutas de Boa Vista a fim de compartilhar ideias e ações em comum em prol da categoria no estado. Como se sabe, o Conselho não tem ingerência sobre questões trabalhistas e salariais, sendo um fiscalizador e executor da lei que versa sobre o exercício das profissões.
A mobilização das classes depende da mobilização das próprias categorias. Por isso, a nova gestão do Crefito-12 incentiva e apoia ações de organização de classe.
Entre as unidades visitadas, estão o Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, Rede Cidadania Atenção Especial, Área de Cuidados Hospital de Campanha Covid-19, Centro de Atenção Psicossocial Edna Macellaro M. Souza CAPS III, Hospital Geral de Roraima, Hospital Materno Infantil N Sra. de Nazareth, Centro de Atenção Psicossocial CAPS II Dona Ant de Matos Campos, Hospital Unimed de Boa Vista.
“Fomos muito bem recebidos e sempre nos propomos a ajudar no que for possível para resolver as pendências relacionadas ao Crefito-12”, disse Ana Claudia Rolim.
Segundo dados do Crefito-12 há 602 fisioterapeutas e 15 terapeutas ocupacionais registrados no Conselho no estado de Roraima. O índice de inadimplência com o Conselho é superior a 40% e muitos profissionais vêm de outros estados e atuam no estado com registro de outras regiões, segundo Ana Cláudia. “O ato fiscalizatório serve também para esclarecer os profissionais sobre esses aspectos”, explica.
Ao total foram 313 profissionais fiscalizados, onde 301 são fisioterapeutas e 12 Terapeutas ocupacionais.
De acordo com a presidente do Crefito-12, Dra. Elineth Braga Valente, a presença do Conselho no estado durante essa gestão será mais efetiva e permanente. Inclusive, uma segunda ação já está sendo prevista no Estado.