Os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de Palmas, no Tocantins, que trabalham em clínicas particulares e em sistema de home care começaram a ser vacinados nesta sexta-feira, 23.
O Crefito-12 solicitou a vacinação total dos profissionais naquele município ainda em janeiro, quando enviou ofício a todos os principais municípios de sua circunscrição, que inclui, além do Tocantins e do Pará, os estados do Amapá, Amazonas e Roraima.
Até agora o Crefito-12 teve resposta das Secretaria Municipal de Saúde de Belém (PA), que disponibilizou mais de 1.000 doses de vacina contra a covid-19 somente para o Conselho, e da Secretaria de Palmas, que começou a vacinação nesta sexta-feira.
Diferentemente de Belém, a Prefeitura de Palmas organizou um sistema de vacinação que inclui vários profissionais de saúde ao mesmo tempo. Depois de solicitar a vacinação, justificada em um ofício, os profissionais de Palmas se dirigiram ao ginásio do Centro Universitário da Ulbra para vacinar.
Marta Maria Malheiros Alves, coordenadora da ação, disse que, devido a quantidade limitada de vacinas, foram vacinados apenas os profissionais que atuam no atendimento direto aos pacientes, que trabalham em clinicas, consultórios ou atendimento em domicílio, que enviaram oficio até a última quinta-feira, 22, para a Secretaria, informando a profissão e local de trabalho.
Os profissionais que ainda não enviaram oficio podem enviar e aguardar a divulgação da nova data, que será divulgada de acordo com a disponibilização de vacina. “A intenção é vacinar todos profissionais de saúde, inclusive os que trabalham na área administrativa”, informou.
Ela salientou ainda a importância dos profissionais enviarem ofício para Secretaria de Saúde, para que eles possam ter noção do quantitativo de profissionais que ainda faltam ser vacinados.
O Crefito-12 reafirma que o Conselho tem solicitado a todos os principais municípios de toda a sua circunscrição, que vacinem todos os profissionais, isso inclui grandes centros urbanos como os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), Santarém, Marabá, Altamira, além de capitais e grandes municípios de todos os demais estados.
Atualmente, onde as negociações para vacinação estão mais avançadas é em Macapá (AP), onde devemos anunciar em breve as datas de vacinação. Mas as negociações prosseguem nos demais municípios. Informaremos sempre que houver novas decisões.
Ascom Crefito-12, com informações da Delegacia de Palmas (TO).