HPSM de Belém realiza primeiro Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Vice-diretor geral, Átila Pereira, Dra. Elineth Braga, deputada Vivi Reis, Dr. Eden Ferreira e o Dr. Ronald Cardoso.

O Centro de Estudos do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, de Belém (PA), realizou no último dia 14 de outubro o I Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional daquela instituição. O evento marcou as comemorações pelo Dia Nacional dessas profissões, celebrado no dia 13 de outubro, quando se comemoraram os 52 anos de regulamentação das mesmas.

A mesa de abertura, que sucedeu um café da manhã de recepção aos profissionais, contou com a presença da deputada federal Vivi Reis (PSOL), que também é fisioterapeuta. Também estiveram presente a presidente e o vice-presidente do Crefito-12, Dra. Elineth Braga Valente e Dr. Eden Ferreira, respectivamente, bem como o vice-diretor geral do HPSM-MP, o enfermeiro Átila Pereira, e o seu coordenador multiprofissional, o terapeuta ocupacional Ronald Cardoso.

 Em suas falas, os profissionais ressaltaram a importância do trabalho das equipes multiprofissionais para salvar vidas, bem como o importante papel dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dentro da instituição.

O Dr. Eden Ferreira destacou especificamente a importância das técnicas aplicadas pelas profissões, que são comprovadas em estudos científicos. “O crescimento das nossas profissões está pautado em resultados que são comprovados cientificamente”, ressaltou.

Dr. Eden Ferreira, Vivi Reis e a Dra. Elineth Braga Valente.

A dra. Elineth Braga Valente, que é coordenadora de Fisioterapia da instituição (onde trabalha há mais de 25 anos), destacou a importância de refletir sobre esta data simbólica que tanto representa para as duas categorias. “Como seres humanos, temos sempre a tendência de queres mais, e isso, às vezes, nos faz esquecer o que já conquistamos até aqui”, disse ela, como representante do Crefito-12.

A deputada federal Vivi Reis destacou a dificuldade que existe, como parlamentar, para mobilizar projetos pelas categorias de saúde. Mas, mesmo assim, se pôs à disposição para fazer tramitar projetos que façam valer o reconhecimento das categorias junto à sociedade. “A gente pode montar uma força tarefa e marcar reuniões na Câmara e articular projetos e acelerar votações importantes para as categorias”, disse ela.

O evento continuou ainda pela tarde com as mesas “Atuação do Fisioterapeuta no Ambiente Hospitalar”, com apresentação da equipe de Fisioterapia do HPSM/MP;  “Atuação do Terapeuta Ocupacional no Ambiente Hospitalar”, com apresentação da equipe de Terapia Ocupacional do HPSM/MP, coordenada pela Dra. Sayuri Fernandes Toda Listo.

Pela tarde ainda houve as seguintes apresentações: “Fisioterapia: experiência, avanços e desafios”, com o Dr. Igor Serique, e “Terapia Ocupacional: experiência, avanços e desafios”, com a Dra. Maria do Socorro Pena Marques. Ainda participaram das apresentações dos trabalhos a Dra. Camila Ferreira Campos e o Dr. Elson Ferreira Costa.

Foto ao fina da mesa de abertura com profissionais do HPSM-MP e acadêmicos participantes do Simpósio
Compartilhe: