Projeto atende idosos e deficientes com apoio de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Dra. Labibe Menezes e voluntários do projeto “Ponto de Apoio”

      A diretora do Crefito-12, Dra. Labibe Menezes, prestigiou com uma visita o projeto Ponto de Apoio, que atua no Parque Ambiental do Utinga, no último final de semana. A ideia do projeto é bem simples: oferecer passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos.

    Os familiares e responsáveis podem levar os pacientes e deixá-los a vontade enquanto voluntários do projeto realizam o passeio, ida e volta, com duração média de 45 minutos, em bicicletas adaptadas. Quem se sentir habilitado e testar antes, pode ir também e ter a experiência de passear junto, conduzindo a bicicleta com o idoso ou deficiente.

    Enquanto os passeios acontecem, há rodas de conversas na tenda do projeto com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, entre outras especialidades, com dicas e orientações para maior e melhor convívio e inclusão social.

    “O resgate da sensação de liberdade que o passeio de bicicleta promove, favorece a melhora da autoestima, do humor e das relações, permitindo um reencontro consigo mesmo. O resultado normalmente é o sorriso no rosto e o olhar cheio de alegria. Proporcionar esse momento nos traz uma sensação de felicidade”, conta a terapeuta ocupacional Márcia Nunes, que é voluntária no projeto.

     “O projeto é muito bonito. Fiquei encantada com a iniciativa e acredito que todos deveriam apoiar este projeto, principalmente os nossos profissionais”, disse a Dra. Labibe ao saber que outros profissionais como a Dra. Fernanda Souza de Barros, também fiscal de fisioterapia do Crefito-12, apoiam o projeto.

      Além dos profissionais, o projeto tem apoio das empresas Amazon Bike Store e D’Ávila Comunicação, além da Ong Bike Anjo. “Eles ajudaram bastante, principalmente o pessoal do Bike Anjo, que trabalha há tempos ensinando e estimulando as pessoas a andarem de bicicleta, fazendo elas perderem o medo de pedalar”, disse Daniel Nardin, um dos idealizadores do projeto.

      O projeto está em sua segunda edição e realizará a terceira nos dias 4 e 5 de agosto. A cada edição o projeto vem crescendo. “Para você ter uma ideia, a primeira edição teve cerca de 16 voluntários e oito passeios. Já na segunda edição foram 30 passeios e 35 voluntários. Começamos o projeto com três bikes adaptadas e agora já juntamos dinheiro, por meio de vaquinhas, para comprar mais duas”, continua Nardin.

     A terceira edição do projeto acontecerá em agosto, nos dias 4 e 5. A ideia que é o projeto ocorra mensalmente, todo primeiro final de semana de cada mês, lá no Parque do Utinga. Cada vez mais pessoas estão aderindo ao projeto. Você pode obter mais informações na fanpage do projeto no Facebook:

www.facebook.com/pg/PontodeApoioPA

Compartilhe: