Reunião em Brasília discute autonomia e novas competências para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais


A presidente do Crefito-12, Dra. Elineth Braga Valente, participou de uma reunião de presidentes do Sistema Coffito/Crefitos. Alguns temas discutidos, com impacto direto na atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

     Realizada em Brasília (DF) no dia 11 de setembro, a reunião abordou a competência dos fisioterapeutas para prescrever, administrar e adquirir medicamentos e insumos.

    No dia 12 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União o Acórdão nº 735 do Coffito sobre esse tema. A decisão estabelece que a prescrição pode ser realizada conforme a formação e responsabilidade do profissional, considerando aspectos éticos.

     Outro ponto debatido foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reafirmou a legitimidade dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para diagnosticar e prescrever tratamentos.

   O STF negou o recurso do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), que buscava impedir o exercício de especialidades como acupuntura e quiropraxia por esses profissionais, garantindo sua autonomia nas áreas reconhecidas pelo Coffito.

Compartilhe: