Segunda dose a profissionais com comorbidade e maiores de 50 anos é aplicada

Fisioterapeuta Dra. Rosinete Flores, última profissional a ser vacinada.

No último sábado, 17, o Crefito-12 continuou a vacinação dos seus profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Desta vez, foi realizada a segunda dose de todos que receberam a primeira dose no dia 27 de março, profissionais esses com comorbidade e faixa etária acima de 50 anos.

A primeira fisioterapeuta a receber a vacina foi a Dra. Amada Magno, que atua na área de terapia intensiva neonatal e pediátrica e possui diabete tipo 1. Ela chegou cedo na sede do Conselho em Belém (PA) devido ao compromisso com um paciente agendado, posteriormente.

A primeira terapeuta ocupacional vacinada foi a Dra. Maria do Socorro Galvão, que atua em uma instituição privada, tratando idosos. “A vacina é muito importante para mim também por causa dos meus pacientes. A situação do idoso é mais preocupante”, disse ela, após relatar que interrompeu seus atendimentos durante a pandemia e está esperando seus pacientes tomarem a vacina para poder voltar à ativa.

Já a Dra. Rosinete Flores, fisioterapeuta, foi a última a se vacinar no sábado. Ela falou que se confundiu com as datas e quando lembrou, veio correndo. Ela ressaltou a iniciativa do Crefito-12 e o receio que os pacientes têm de se consultar com profissionais que não foram vacinados ainda. “Eles dizem que eu sempre ando muito e tenho contato com muitas pessoas, que eu posso transmitir a doença. Eu atendo particular todo tipo de pacientes mesmo. Porque a gente precisa enfrentar a situação, é o nosso trabalho”, disse ela.

Nazaré Athayde, coordenadora de imunização e Dra. Elineth Braga Valente, presidente do Crefito-12.

Ainda na ocasião, a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Nazaré Athayde, falou um pouco da rotina de imunização, do calendário de vacinação e das campanhas nacionais. Ela lembrou que a prioridade agora é a covid-19, mas que em breve iniciará a campanha de vacinação da gripe.

Com o objetivo de vacinar todos os profissionais de saúde, a Sesma atendeu à solicitação do Crefito-12 e de outros conselhos de classe em saúde e estabeleceu parcerias capazes de dar conta dessa demanda. “Nós agradecemos pela parceria, por essa disponibilidade. Porque na verdade é um compromisso com o SUS e o SUS somos nós, incluindo todos os profissionais de saúde”, disse ela.

“É interessante que as pessoas de prioridade de vacinação contra a Covid, que após aguardar 14 dias, tomem a vacina contra a influenza”, destacou ela relembrando os profissionais da campanha da Gripe Tipo Influenza.

A Dra. Elineth Braga Valente lembrou que o Crefito-12 continua atuando incansavelmente mandando ofícios para todos os maiores municípios de todos os estados que pertencem a sua circunscrição para que todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sejam vacinados.  “Nós estamos confiantes que vamos vacinar no mesmo tipo de parceria em Macapá (AP) e continuamos a aguardar resposta dos demais municípios da nossa circunscrição”, afirmou.

Compartilhe: