Sesma vai revogar memorando que limita plantões em Belém

Na foto, a assessora jurídica Andrea Moraes Ramos; a diretora geral da Sesma, Dra. Maria da Glória Moreira Pinto; a presidente do Crefito-12, Dra. Elineth Braga Valente; e o secretário de saúde de Belém, Dr. Maurício Bezerra.

A Dra. Elineth Braga Valente, presidente do Crefito-12 esteve reunida nesta terça-feira, 22, com o secretário municipal de saúde de Belém, Dr. Maurício Bezerra. O tema da reunião foi o memorando Nº 275/2022/DGRTS, que limitou os plantões e extensões de carga horária para profissionais de saúde “não médicos”.

O secretário afirmou que vai revogar o memorando e disse que pretende trabalhar em conjunto com o Crefito-12 saídas para equilibrar as escalas sem prejudicar a assistência à saúde. “Nós colocamos a indignação das categorias em relação ao que consideramos desrespeito à dignidade profissional. Informamos que o Conselho está em busca da garantia de assistência de qualidade a população”, explica a presidente do Crefito-12.

Se prosperasse a ordem vigente no memorando, haveria uma redução da atual cobertura, que já é deficitária. “É preciso olhar a relação entre custo e benefício, uma vez que a falta de assistência gera retardo na recuperação, ampliando custos ao município. O secretário reconheceu, como médico, a importância da assistência multiprofissional”, completa a Dra. Elineth.

O secretário Maurício Bezerra informou que houve necessidade de ajustes financeiros para manter equilibrado o orçamento do município e que várias medidas foram tomadas .  Mesmo assim, ele garantiu que o memorando será revogado.

Por isso, as escalas vigentes continuam valendo. O Dr. Maurício Bezerra, esteve acompanhado da Dra. Maria da Glória Moreira Pinto, diretora geral da Sesma, e de Andrea Moraes Ramos, assessora jurídica da Secretaria. Eles fecharam a reunião com o compromisso de que a Sesma chamará o Crefito-12 para discutir, em conjunto e baseados na legalidade, novos ajustes, sem prejuízo à manutenção de assistência.

Compartilhe: