CREFITO 16 é criado no Maranhão. Órgão será responsável pelo bom exercício das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional no Estado do Maranhão

Mais uma meta conquistada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12º Região (CREFITO 12) que, desta vez, beneficiará os profissionais do Estado do Maranhão: o CREFITO 16 já é realidade.

As discussões para que o desmembramento da jurisdição do órgão e a emancipação do Estado do Maranhão ocorressem, iniciaram no início do ano passado. Na ocasião, o presidente do CREFITO 12, José Wagner Muniz, enviou um ofício nº103/2014, ao presidente do COFFITO, Roberto Mattar Cepeda, solicitando a necessidade de dar início, em caráter de urgência, ao estudo da viabilidade econômico-financeira visando a emancipação. No documento, Dr. Wagner Muniz, como presidente do CREFITO 12 e membro do COFFITO, afirmou que: “Esse é, efetivamente, o anseio que partilham os membros do CREFITO12; e meu, pessoalmente, que dentre os Conselheiros meus pares, possuo vínculo mais próximo aos demais profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que se encontram à frente daquela Unidade Federativa, na representação do Sistema”.

Ele enfatizou que o conselho não mediu esforços para alcançar esses benefícios aos profissionais do Maranhão. “Sabíamos da necessidade urgente que havia para que essa emancipação ocorresse”, disse o presidente do CREFITO 12, José Wagner Cavalcante Muniz.

A solicitação foi atendida e em menos de um mês, a comissão do COFFITO esteve em Belém, na sede do Crefito 12 para dar início aos estudos. Em agosto de 2014 também foi realizada em São Luís (MA), uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Maranhão, com o objetivo de discutir o desmembramento..

Finalizando o processo, cuja primeira etapa foi a eleição, publicou-se no Diário Oficial da União, no dia 12 de agosto de 2015, o primeiro colegiado do CREFITO-16, que se configurou da seguinte forma:

Diretoria

Presidente: Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira

Vice-Presidente: Dra. Angela Maria Cecim de Souza Castro Lima

Diretora-Secretária: Dra. Letícia Fröhlich Padilha

Diretora-Tesoureira: Dra. Márcia de Souza Rodrigues

Conselheiros Efetivos

Dr. Abidiel Pereira Dias

Dra. Louise Aline Romão Gondim

Dra. Natália Fernanda Gaspar de Almeida

Dr. Nilton Maciel Mangueira

Dra. Sandra Maria de Medeiros

Suplentes de Conselheiros

Dra. Alessandra Gomes Mesquita

Dra. Ana Eugênia Ribeiro de Araújo e Araújo

Dr. Carlos Eduardo Pereira de Souza

Dra. Liana de Moraes Rego Petinelli

Dr. Gustavo de Jesus Pires da Silva

Dr. Gustavo Emmanuel Costa

Dr. José Antônio Santos

Dra. Panmela Christian Reis Cordeiro

Dra. Precila Martins Almeida

Compartilhe: