I Jornada de Terapia Ocupacional da FFTO tem participação do CREFITO-12.

A I Jornada de Terapia Ocupacional da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada em Belém, nos dias 30 e 31 de outubro. Com o tema “Desafios e inovações na profissão”, o evento discutiu novas práticas da Terapia Ocupacional no Brasil e como elas podem ser aplicadas no Estado.

O evento foi organizado pela Comissão de Formatura da 1ª turma de TO da UFPA e contou com a participação de  representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12º Região (CREFITO -12), através da diretora-secretária, Dra. Lucrécia Monteiro Lima e a conselheira, Dra.Ana Cristina de Andrade Castro Marques. As Terapeutas Ocupacionais Dra. Rafaela Cunha (Tenente da Aeronáutica) e Dra. Ana Carla, do NASF de Ananindeua, também participaram da jornada.

Em nome do CREFITO -12, a representante da Comissão de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional do CREFITO-12, Dra. Clévia Dantas, atual coordenadora de Humanização da Santa Casa de Belém, fez a abertura do evento e falou sobre a importância do profissional Terapeuta Ocupacional junto aos seus direitos e deveres perante seu órgão de classe. Ela também ministrou uma palestra sobre os desafios da humanização, onde abordou a questão da política da humanização, enquanto política fundamental para colocar os princípios do SUS em prática. Clévia também reforçou a importância do Terapeuta Ocupacional na prática da humanização, fortalecendo a cogestão e protagonismo na saúde.

A programação da jornada abordou outros  temas como a saúde do trabalhador, neurociências aplicadas à reabilitação, populações tradicionais, terapia ocupacional na educação, terapia ocupacional no sistema penitenciário, mercado de trabalho, entre outros.

 

 

 

Compartilhe: