O Grupo de Trabalho de Fisioterapia em Nefrologia do Crefito-1 está promovendo uma pesquisa para mapear fisioterapeutas brasileiros especialistas nessa área.
O GT, coordenado pela fisioterapeuta e docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dra. Patrícia Marinho, busca realizar um levantamento para identificação de profissionais que atuam na assistência ou por meio de pesquisas científicas na área de Saúde Renal no Brasil.
Se você atua ou tem conhecimento de profissionais que atuam na área, acesse e divulgue o formulário da pesquisa, disponível no link :
https://docs.google.com/forms/d/1JMxSgS_GsnXurgDGFa_0WXqcsaX3IgsalAOWQC6IAms/edit
A colaboração dos colegas profissionais é fundamental para, com base nesse levantamento, direcionar futuras ações a serem desenvolvidas pelo GT, assim como agregá-los a discussões e debates da categoria.
A pesquisa Atuação terapêutico-ocupacional com adultos com paralisia cerebral” sob a orientação da Dra. Valéria Sousa de Andrade (CREFITO 4 – 2172-TO). O objetivo da pesquisa se resume em avaliar a prática dos profissionais de Terapia Ocupacional junto a adultos com paralisia cerebral (PC). A coleta dos dados tem ocorrido mediante entrevista semiestruturada através de chamada de voz (telefone) ou de vídeo (Google Meet).
O Terapeuta Ocupacional que tenha interesse em participar da pesquisa, deverá enviar uma mensagem para o correio eletrônico TO.PC.adultos@gmail.com. Para tal, ele deverá atuar (ou ter atuado) com adultos com paralisia cerebral.
A pesquisa é desenvolvida pelos fisioterapeutas pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Dra. Helena França Correia, Dr. Bruno Prata Martinez e Dr. Luis Artur Santiago dos Santos, com o objetivo de definir a prevalência e os fatores associados à síndrome de Burnout em fisioterapeutas que atuam em unidades de terapia intensiva no Brasil.
Para mais informações, acesse aqui.
O Crefito-12 quer saber o perfil dos pós-graduados e especialistas em Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopedia existentes nos estados do Pará, Amapá e Tocantins. O objetivo é levantar dados para que a Camara Tecnica de Fisioterapia Esportiva e Traumato Ortopédica possa auxiliar tais profissionais enquanto câmara técnica.
A CTFETO quer orientar os profissionais sobre importância de obter a titulação e fazer parte de alguma Sociedade/Associação. Para tanto, necessitamos entender o perfil dos profissionais.
É rápido e é importante para o aprimoramento da sua área profissional
Se você atua nessa área, responda aqui o Questionário Online.
A Dra. Síssi Sisconeto de Freitas, fisioterapeuta e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia sob orientação de Profa. Dra. Vanessa Pereira Santos Baldon, esta desenvolvendo uma pesquisa de doutorado intitulada ‘Percepção de profissionais e de mulheres em relação ao uso do exercitador vaginal (EPI-NO®) na conduta fisioterapêutica durante a gestação’.
A pesquisa consiste em dois questionários: um destinado aos fisioterapeutas que atuam na saúde da mulher e outro às mulheres que utilizaram o equipamento durante as sessões de fisioterapia na gestação.
Tal pesquisa contribuirá para a prática clínica da fisioterapia durante a gestação e, para conseguirmos abranger profissionais e mulheres de todo o Brasil:
Links dos questionários:
Profissionais – https://forms.gle/DDfxSGXRZMjcDsKA7
Mulheres – https://forms.gle/PrPia2jfbZTosKDEA
Contribua com a evolução da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, respondendo pesquisas de universidades, seguem abaixo pesquisas em andamento:
O Sistema COFFITO/CREFITOS, liderado por uma gestão comprometida com a valorização e defesa dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, assume o protagonismo na busca por soluções que fortaleçam nossa atuação no cenário da saúde suplementar.
Acionado para participar do Grupo de Trabalho de Relacionamento com os Prestadores de Serviço de Saúde (GT RE-DIDES), instituído pela Agência Nacional de Saúde, o COFFITO encontra-se engajado nas atividades do GT, as quais possuem ênfase na relação entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde no âmbito do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS).
Para aprimorar as questões regulatórias relacionadas às glosas, o COFFITO criou um questionário para receber sugestões e opiniões dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. O objetivo é aprofundar os debates sobre o tema e aperfeiçoar questões regulatórias. Participe! (CLIQUE AQUI)
A Dra Marina Almeida, fisioterapeuta e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). esta coletando dados, por meio de um “Inquérito de dor populacional em mulheres brasileiras” e precisamos de respostas de mulheres de todas as regiões do Brasil.
Para participar basta você ser mulher maior de 18 anos e morar em território brasileiro.