Lei de obrigatoriedade da fisioterapia em UTI é sancionada no Amazonas

Na última segunda-feira, 14, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do profissional de fisioterapia em todos os turnos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) adulto, pediátrica e neonatal do Estado do Amazonas.

Sendo assim, se torna obrigatório a presença de no mínimo um fisioterapeuta para cada 10 leitos em todas as unidades hospitalares, públicas ou privadas.

Em uma entrevista para a CBN Belém em junho deste ano, a Dra Elineth Braga Valente, presidente do Crefito-12, falou sobre a importância do fisioterapeuta nas UTI’S. Na ocasião, ela afirmou que esse “profissional é de ponta na ajuda ao processo de intubação, na ajuda da decisão no processo de ventilação mecânica do paciente intubado e, também, um dos profissionais envolvidos em caso de uma parada respiratória. Como essas coisas não têm hora pra acontecer, o fisioterapeuta precisa estar lá 24 horas”. Escute a entrevista na íntegra AQUI.

A sanção da lei é uma conquista de todos os profissionais, juntamente com o Crefito-12 que se mobilizou vindo a público pedir a sanção da lei pelo Governador do Amazonas.

Compartilhe: