Atendendo a solicitação do Crefito-12, as fisioterapeutas Dra. Ana Carolina Pitangui e Dra. Cristine Homsi vêm a Belém qualificar profissionais na preparação do parto humanizado. As duas, que são representantes da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (Abrafism), também divulgam o projeto “Por Mais Fisioterapeutas nas Maternidades”, que visa regulamentar o trabalho desses profissionais no ambiente de pré-parto, parto e puerpério.
No dia 27 deste mês elas participarão de uma Conferência Online para estudantes e profissionais de fisioterapia sobre o atendimento em ambiente PPP. O evento online será pela plataforma Zoom e é necessário que os profissionais e/ou estudantes interessados façam sua inscrição pelo formulário disponível em nosso site ou na bio do Instagram do Conselho.
A conferência online terá capacidade máxima para 80 pessoas, conforme disponibilidade e pela ordem de inscrição.
As duas diretoras da Abrafism ainda ministrarão um curso teórico prático para cerca de 20 fisioterapeutas nos dias 28 e 29 de abril na maternidade da Santa Casa de Misericórdia do Pará. As vagas para esse evento presencial foram previamente preenchidas com profissionais que já trabalham em instituições maternas.
Dra. Cristine Homsi é fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher; tem pós-doutorado no Mercy Hospital for Women, na Austrália; é a atual Diretora Científica da Abrafism; além de ser a delegada chefe do Brasil na International organization of Physiotherapists in Pelvic and Women’s Health, da World Confederation of Physiotherapy.
A Dra. Ana Carolina Pitangui é especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher e professora associada do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade de Pernambuco (PPGRDF/UPE), além de ser a atual presidente da Abrafism.
O nome do curso é “Formação Inicial dos Profissionais para Atendimento em Maternidades”, e acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Os eventos são fruto de parceria entre a Abrafism e o Crefito-12 por meio da Comissão de Educação em Fisioterapia e conta com apoio da Santa Casa de Misericórdia do Pará e da Uepa.
A Campanha Por Mais Fisioterapeutas nas Maternidades foi lançada pela Comissão de Trabalho na Assistência Fisioterapêutica em Obstetrícia da Abrafism em 2019 e, desde então, vem promovendo campanhas pelo reconhecimento da importância desses profissionais nas maternidades. A iniciativa tem ajudado a formatar projetos de leis em estados garantindo a regulamentação dos fisioterapeutas nos espaços conhecidos como PPP (Parto, Pós-Parto e Puerpério).
O Crefito-12 abraçou a causa e está negociando junto à Assembleia Legislativa do Pará um projeto para criar uma lei que regulamente a atuação dos profissionais fisioterapeutas nas maternidades.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI