Os conselheiros Junior Furtado e Alysson Melo, representando a presidente do Crefito-12, estiveram reunidos no último dia 12 com o secretário estadual de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, e o deputado estadual Fabio Figueiras. O tema da conversa foi a gestão do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência localizado em Ananindeua, assim como do Hospital Regional de Santarém.
Desde que foi anunciada que uma nova Organização Social assumiria a direção dos hospitais, profissionais, especialmente fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, têm denunciado mudanças inapropriadas na relação de trabalho, além da redução do quadro de profissionais.
O Crefito-12, cumprindo seu papel constitucional, ressaltou junto ao secretário a importância da manutenção dos serviços de qualidade prestados à população do Pará. “É importante entender que se faz necessário o cumprimento das normativas legais para que o atendimento especializado e que profissionais contratados tenham perfil e qualificação para a demanda específica dos hospitais”, ressalta a presidente do Crefito-12, Dra. Elineth Braga Valente.
Por outro lado, é fundamental existir por parte das Organizações Sociais o cuidado com esse atendimento, valorizando os profissionais que já fazem parte do quadro e oferecendo para todos a possibilidade de continuar atendendo a população da melhor forma possível.
O Crefito-12 informou que foram realizadas fiscalizações no hospital, exercendo seu papel de defesa de atenção de qualidade à população e se colocou à disposição para colaborar a qualquer momento que for necessário, tanto para ajudar na busca dos perfis profissionais para atuação nas áreas, quanto para esclarecimentos de normativas.