A amapaense Wanna Brito conquistou medalha de prata no lançamento de peso classe F32 para competidores com lesões encefálicas que competem sentados, no mundial de paratletismo, em Paris. Prova foi realizada no dia 14 de julho.
A brasileira diagnosticada com paralisia cerebral antingiu a marca de 6.80 metros, ficando atrás apenas da ucraniana Anastasiia Moskalenko, que ficou com o ouro após atingir 7.50 metros. Essa foi primeira participação de Wanna Brito em mundiais, sendo apenas a segunda vez em uma competição internacional.
Wanna Brito foi descoberta pelo projeto de extensão da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) denominado “inclusão social: esporte e práticas corporais para pessoas com deficiência”.
No início, competia na Classe F36, mas passou por uma reclassificação e entrou na Classe F32 onde os lançamentos e arremessos são sentados com uma das mãos apoiadas no equipamento.
Depois passou a integrar o projeto Centro de Referência Paralimpico Brasileiro unidade Macapá, que funciona dentro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), junto com seu treinador Marlon Gomes.
No esporte, a amapaense conquistou marcas expressivas. Ela é dona do recorde brasileiro na Classe F32 no lançamento de disco, a terceira melhor marca mundial no arremesso de peso e tem a maior marca no lançamento de club e de peso no Grand Prix Marrakesh.