O Crefito-12 integra, em Palmas (TO), o colegiado do Sistema Integrado Saúde-Escola (Sise) que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). No final do mês de junho, durante a segunda reunião ordinária do grupo, destacou-se o projeto de uma fisioterapeuta do estado, a Dra. Angélica Maia.
Ela trabalha, por meio do programa Palmas Para Todos (PPT), com idosos e pacientes com sequelas de covid e chikungunya, e seu modelo foi replicado em várias equipes de saúde do município. “Por meio de exercícios e técnicas ela ajuda vários pacientes a ter melhor qualidade de vida”, destacou o fisioterapeuta Dr. Raphael Couto, delegado do Crefito-12 no Tocantins.
O PPT foi criado em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Ambas as entidades compõem o colegiado do Sise, juntamente com o Crefito-12 e outras entidades.
Na referida reunião, profissionais apresentaram experiências bem sucedidas do PPT e do Núcleo de Práticas Baseadas em Evidências Científicas (Nupec), também da Fesp. Nessa programação que se deu o destaque do projeto da Dra. Angélica Maia.
“São ações que geram ótimos resultados para população a um custo baixo, além de ser facilmente replicável em qualquer unidade de saúde do Brasil”, ponderou o Dr. Raphael Couto.
O Sise-SUS é composto por representantes indicados da gestão estadual e gestão municipal do SUS de Palmas, das Instituições de Ensino Superior, Técnico e de Pesquisa conveniadas, dos trabalhadores da saúde e dos usuários do sistema de saúde.
O colegiado tem como estratégia a educação permanente e a gestão participativa, cujo eixo central do desenvolvimento do Saúde-Escola é o espaço dos serviços e seus territórios de abrangência.
Com informações da Secom da Prefeitura de Palmas.