Solicitada pelo Crefito-12, a sessão solene que ocorreu no último dia 19 de outubro na Assembleia Legislativa do Pará e celebrou o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, foi uma oportunidade para que se pautasse questões importantes para as categorias.
Em seu discurso de abertura o deputado Iran Lima, que solicitou e presidiu a sessão, falou da importância das duas profissões. Em seguida, a Dra. Elineth Braga Valente abordou a necessidade de ampliação e de inclusão das categorias em políticas públicas.
Abertura de vagas em concursos públicos, principalmente para terapeutas ocupacionais, foi um dos temas abordados. Apesar de serem profissionais importantes na rede de saúde, muitos hospitais e instituições ainda negligenciam a necessidade deles em seus quadros.
O Dr. Eden Ferreira, vice-presidente do Conselho, falou depois da Dra. Elineth, e, como terapeuta ocupacional, foi ainda mais incisivo. “Corremos o risco de deixarmos desassistida a população pela falta desses profissionais na rede pública”, disse ele.
“O Pará é o estado que mais forma terapeutas ocupacionais na região Norte e chega a ‘exportar’ profissionais até para outras regiões”, disse a presidente do Crefito-12.
As pautas da Fisioterapia também estiveram presentes. A Dra. Laura Tomazi, representante da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, citou o Projeto de Lei nº 299/2021 que tramita na Alepa e dispõe sobre a permanência do fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva.
O deputado estadual Iran lima acolheu as manifestações e ressaltou que vai na tramitação de projetos.
A Dra. Clévia Dantas, diretora secretária do C-12; a Dra. Lilian Mascarenhas; o representante da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Dr. Victor Corrêa, a coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde do Pará, Dra. Iraci Tupinambá, e o representante da Associação de Fisioterapia Esportiva, Dr. Michel Santos, também fizeram parte da mesa.
No final da sessão, foram entregues diplomas de homenagens às professoras mais antigas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado.