O Centro de Estudos do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, de Belém (PA), realizou no último dia 14 de outubro o I Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional daquela instituição. O evento marcou as comemorações pelo Dia Nacional dessas profissões, celebrado no dia 13 de outubro, quando se comemoraram os 52 anos de regulamentação das mesmas.
A mesa de abertura, que sucedeu um café da manhã de recepção aos profissionais, contou com a presença da deputada federal Vivi Reis (PSOL), que também é fisioterapeuta. Também estiveram presente a presidente e o vice-presidente do Crefito-12, Dra. Elineth Braga Valente e Dr. Eden Ferreira, respectivamente, bem como o vice-diretor geral do HPSM-MP, o enfermeiro Átila Pereira, e o seu coordenador multiprofissional, o terapeuta ocupacional Ronald Cardoso.
Em suas falas, os profissionais ressaltaram a importância do trabalho das equipes multiprofissionais para salvar vidas, bem como o importante papel dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dentro da instituição.
O Dr. Eden Ferreira destacou especificamente a importância das técnicas aplicadas pelas profissões, que são comprovadas em estudos científicos. “O crescimento das nossas profissões está pautado em resultados que são comprovados cientificamente”, ressaltou.
A dra. Elineth Braga Valente, que é coordenadora de Fisioterapia da instituição (onde trabalha há mais de 25 anos), destacou a importância de refletir sobre esta data simbólica que tanto representa para as duas categorias. “Como seres humanos, temos sempre a tendência de queres mais, e isso, às vezes, nos faz esquecer o que já conquistamos até aqui”, disse ela, como representante do Crefito-12.
A deputada federal Vivi Reis destacou a dificuldade que existe, como parlamentar, para mobilizar projetos pelas categorias de saúde. Mas, mesmo assim, se pôs à disposição para fazer tramitar projetos que façam valer o reconhecimento das categorias junto à sociedade. “A gente pode montar uma força tarefa e marcar reuniões na Câmara e articular projetos e acelerar votações importantes para as categorias”, disse ela.
O evento continuou ainda pela tarde com as mesas “Atuação do Fisioterapeuta no Ambiente Hospitalar”, com apresentação da equipe de Fisioterapia do HPSM/MP; “Atuação do Terapeuta Ocupacional no Ambiente Hospitalar”, com apresentação da equipe de Terapia Ocupacional do HPSM/MP, coordenada pela Dra. Sayuri Fernandes Toda Listo.
Pela tarde ainda houve as seguintes apresentações: “Fisioterapia: experiência, avanços e desafios”, com o Dr. Igor Serique, e “Terapia Ocupacional: experiência, avanços e desafios”, com a Dra. Maria do Socorro Pena Marques. Ainda participaram das apresentações dos trabalhos a Dra. Camila Ferreira Campos e o Dr. Elson Ferreira Costa.