A delegada do Crefito-12 no Amapá, Dra. Lena Madeira, entregou o Prêmio Valoriza 2022 ao ganhador na categoria “Valorização do SUS”, o fisioterapeuta Manoel de Jesus Nascimento Monte. A entrega ocorreu esta semana e foi feita na delegacia do Conselho na capital amapaense, com a presença do Dr. Manoel e sua namorada Dalila Maciel, além do presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do estado (Sinfito/AP), Dr. Jim Davis.
O Dr. Manoel Monte foi o mais votado no Prêmio por ter um reconhecido trabalho com a comunidade de Pedra Branca do Amapari, município localizado a 180 quilômetros de Macapá.
Ele falou por telefone com a assessoria de comunicação do Crefito-12 e contou que o Prêmio foi muito importante para a cidade, que, segundo ele, parou no dia da cerimônia de premiação para ver a transmissão pela internet. “Toda a população se mobilizou por grupos e whatsapp para votar na nossa candidatura”, contou ele, que não pode estar presencialmente em Belém para receber o prêmio.
O fisioterapeuta disse ainda que o Valoria 2022 ajudou a firmar outra imagem do Crefito-12. “Normalmente, a gente acha que os conselhos profissionais, de forma geral, só servem para arrecadar anuidades, mas esse prêmio mostrou que se pode fazer mais e, realmente, houve uma valorização”, afirmou.
Monte atende pessoas na cidade e na zona rural e percorre muitos quilômetros para fazer esses atendimentos. Como responsável técnico pela UBS onde faz os atendimentos na cidade, seu próximo objetivo, junto com outros profissionais, é trazer um Centro de Reabilitação ao município. Para ele, o Prêmio Valoriza é um inventivo e estímulo a mais para seguir em frente com seus objetivos.
Ele também ressaltou o apoio que recebeu da secretária de saúde do município, Dra. Claudia Pimentel.