A Dra. Elineth Braga Valente, presidente do Crefito-12, cumpriu agenda institucional em Santarém (PA). Durante a agenda, ela se reuniu com profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional daquele município e anunciou a nomeação de um novo delegado representante do Conselho para atuar na região.
O fisioterapeuta Dr. Neyton Souza será o representante do Conselho na importante região do Baixo Amazonas, que compreende, além de Santarém, outros 12 municípios como Óbidos, Monte Alegre e Oriximiná.
Ter um delegado em Santarém é mais uma meta de gestão cumprida pela Dra. Elineth Braga Valente. “Com um representante aqui poderemos dar muito mais atenção aos profissionais da região, já que é uma importante área de expansão das profissões”, explicou a presidente.
A ação do Crefito-12 nos estados do Pará, Amapá e Tocantins deve se intensificar cada vez mais por causa também da decisão do Coffito de desmembrar da circunscrição do Conselho os estados do Amazonas e Roraima. Decisão esta que foi solicitada pela própria presidente do Crefito-12 como meta de gestão. Esse foi um dos temas abordados no encontro com profissionais ocorrido em Santarém.
“A efetiva separação e criação de um novo Crefito se dará ao longo do ano, com o processo de eleição de um colegiado para a nova circunscrição. Mas é certo que o desmembramento será benéfico para ambas as partes. Assim teremos mais condições de cobrir uma área cada vez maior e com maior atenção”, explicou ela.
Durante a reunião, a Dra. Elineth também explicou as competências do Conselho e ressaltou a importância da ação sindical, pois é comum entre os profissionais a confusão entre defesa do profissional em questões especificamente trabalhistas (papel dos sindicatos) e a defesa da sociedade ter acesso à assistência em saúde de qualidade (papel do Conselho especificamente em relação às suas categorias).
Ela também apresentou algumas medidas tomadas pelo Crefito-12 em defesa das categorias da região, em especial sobre o edital recém-publicado para seleção de profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). O Conselho pediu adequação do salário e carga horária das vagas à comissão organizadora do concurso.
A Dra. Elineth ainda cumpriu agenda acadêmica, entregando carteiras a profissionais formados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município, e visitou os cursos da Universidade da Amazônia (Unama) e do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iepes). Acompanhe a agenda acadêmica em nosso site.
Leia matéria sobre o desmembramento do Crefito-12 AQUI.