Crefitos articulam na Câmara em defesa da atenção básica à saúde

Na tarde da última terça-feira, 11, o vice-presidente do Crefito-12, Dr. Éden Ferreira, juntamente com o vice-presidente do Crefito-3, Dr. Adriano Conrado, reuniu-se na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o deputado Alexandre Padilha, autor de um dos projetos de Decreto Legislativo que visa sustar a Portaria Nº 2.979 e Nota Técnica Nº 3/2020 que, na prática, extinguem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).

A Portaria Nº 2.979, de 12 de Novembro de 2019, institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. A Nota Técnica Nº 3/2020, aborda o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Programa Previne Brasil.

Em reunião ficou definido apoio para realização de audiências nas cidades e abertura de petição pública para que o referido projeto de decreto legislativo seja pautado na Câmara dos Deputados.

Compartilhe: