Com o objetivo de contribuir para a recuperação de idosos que aguardam atendimento fisioterápico para tratamento de sequelas da Covid-19, a Associação de Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM), em parceria com o Governo do Amazonas, inauguraram na última terça-feira (1º), a Sala de Fisioterapia Tabelião Zeno Veloso, instalada no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana, localizado no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.
O espaço foi montado com 130 equipamentos entre bicicletas ergométricas, cadeiras de rodas, macas, escadas, exercitadores respiratórios, aparelhos de pressão, faixas elásticas, halteres e outros itens, e os instrumentos foram adquiridos por meio da campanha “Cartórios Solidários”, que acontece desde o ano passado, e que envolve associações e cartórios de todo o país.
“Os cartórios do Amazonas e, até mesmo, do Brasil, estão empenhados em promover ações sociais como esta. Foi um grande esforço que se torna simbólico diante do impacto positivo e necessário que este centro trará aos pacientes. É uma homenagem ao grande jurista Zeno Veloso, pessoa importantíssima para a nossa classe, mas também aos profissionais da fisioterapia, que restituem a dignidade e a qualidade de vida das pessoas”, disse Marcelo Lima Filho, que, além de presidente da Anoreg-AM, é também titular do Sindicato dos Notários e Registradores do Amazonas (Sinoreg-AM)
Antes da pandemia, o salão onde os equipamentos foram instalados era dedicado a eventos relacionados ao Caimi, porém, para evitar aglomerações, as atividades no local foram suspensas, tornando-o ocioso. Com a iniciativa, o espaço volta a ser utilizado, desta vez, como centro de reabilitação, substituindo a antiga sala de fisioterapia que funcionava em um espaço menor.
Para o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, a ação é um marco para o Estado. “É preciso esta união e por este motivo o Governo do Amazonas tem estimulado a participação tão importante das entidades de classe nesse processo, trazendo melhorias para o bem público. Trata-se de uma excelente iniciativa”, destacou Campêlo.
Os Caimis ofertam atendimento ambulatorial voltado aos idosos, com ênfase no manuseio das doenças prevalentes da terceira idade e nas ações preventivas. Na unidade do bairro Compensa são disponibilizadas especialidades como geriatria, gastroenterologia, clínica médica, odontologia, fisioterapia e equipe multidisciplinar.
A secretária executiva adjunta de assistência especializada da capital, Márcia Murad, esteve presente na cerimônia de entrega e também destacou a importância de parcerias como esta. “Essa doação feita pela Anoreg-AM demonstra o quanto a sociedade civil organizada pode contribuir com as organizações governamentais. A contribuição nos auxilia no atendimento de atenção ao idoso, no serviço de reabilitação, e é importante para que possamos manter e ampliar o acesso das pessoas a esse serviço”, pontuou Murad.
Segundo a gestora do Caimi Ada Viana, Gerlanne Silva, a unidade atende, diariamente, 100 pacientes. “Essa doação é de suma importância e grandeza pois vamos poder proporcionar maior qualidade de vida aos nossos assistidos”, frisou a gestora, acrescentado que, ainda esta semana, o espaço começa a atender pacientes.
A cerimônia de entrega contou ainda com a presença da delegada do Crefito-12 em Manaus, a Dra. Ana Cláudia Rolim, que prestigiou o evento de grande importância para a classe de fisioterapeutas do Amazonas. O Caimi emprega 12 fisioterapeutas. São eles: Caio Fábio Lima Da Silva, Eduardo Antonio Vieira, Maria Manuela de Brito Vieira, Miriam Ferreira Alves, Marília da Conceição Oliveira da Fonseca, Abdias Mota Barros, Jemima Melo de Sant’Ana, Luana Rocha de Oliveira Lombardi, Patrícia Barbosa de Gouvêa, Adriano de Aquino da Luz, Andrey Batista de Lima e Alysson Pereira Dias.
Com informações da Assessoria da Anoreg-AM.