Participação do Crefito-12 no Conselho de Assistência Social de Belém destaca papel do terapeuta ocupacional

O Crefito-12 tem atuado ao longo dos últimos anos em diversas frentes. Uma delas é a construção do novo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Dra. Katia Omura, terapeuta ocupacional, como membro representante com C-12 do Conselho Municipal de Assistência Social de Belém, tem trabalhado para incluir sua categoria profissional nesse segmento da saúde integral.

Ela explica que a terapia ocupacional atua na AS por meio da reabilitação de pessoas com problemas funcionais. “Com atuação em diversos níveis de proteção social, desde o básico até a alta complexidade, o terapeuta ocupacional desempenha um papel crucial no fortalecimento e resgate de vínculos por meio de ocupações significativas. Além disso, contribui para a construção de novos papéis ocupacionais, possibilitando a reinserção da pessoa na sociedade”, explica.

Segundo ela, a atuação do terapeuta ocupacional se estende também à geração de renda, através de grupos específicos, e na identificação e preparação do indivíduo para o mercado de trabalho. Isso é tão importante para a sociedade quanto para nossos profissionais, que encontram com isso novas frentes de trabalho.

Dra. Katia Omura destaca seu envolvimento ativo na comissão de acompanhamento da política de assistência social, onde verifica a aplicação dos recursos públicos e o desempenho do plano municipal. Sua participação na comissão da política municipal de refugiados evidenciou a necessidade de integrar terapeutas ocupacionais às equipes. Já seu papel no grupo de trabalho do programa Família Acolhedora ressaltou a preocupação com crianças cujos direitos foram violados, buscando alternativas de acolhimento até que uma decisão judicial fosse tomada.

“Participar dessas comissões foi essencial para a organização e sistematização dos temas discutidos, visando aprimorar a política municipal de assistência social”, afirma a Dra. Katia Omura.

Como parte de um esforço contínuo, a Dra. Katia Omura e outros membros estão engajados em uma frente parlamentar para a criação de novos cargos na Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), incluindo o cargo de terapeuta ocupacional. O grupo está atualmente levantando junto à FUNPAPA o déficit de profissionais no município, buscando fortalecer a presença dos terapeutas ocupacionais e ampliar o impacto positivo desses profissionais na assistência social em Belém.

É com grande satisfação que destacamos a valiosa contribuição da Dra. Katia Omura ao Conselho Municipal de Assistência Social desde o início da gestão passada. Sua presença contínua e comprometida tem sido fundamental para o desenvolvimento e implementação de políticas sociais que visam o bem-estar e a inclusão de todos os cidadãos.

Compartilhe: